Lançamento da Revista «Vértice», Nº 193 – Dossiê: Escravatura

4 de Fevereiro de 2020 - 18h30
Auditório do Museu do Aljube
Capa da revista

Este mês o lançamento da VÉRTICE, out./nov./dez. de 2019, Nº 193, II Série, está a cargo do Arquiteto Manuel Augusto Araújo e do Prof. António Avelãs Nunes e a presença do editor (Página a Página).

Destaque para um dossiê sobre os 150 anos de abolição da escravatura em todo o Império Português, para um estudo de António Avelãs Nunes sobre a leitura histórica da República de Weimar, cem anos depois, e ainda para um artigo inédito de Hélia Correia sobre Gaibéus, escrito originalmente quando se celebraram os 40 anos da 1ª edição desta obra pioneira de Alves Redol.

Editora: Página a página, 2019

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00