Livres de Voar

Livres de voar

4 de Junho de 2023 - 10h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

No âmbito das comemorações do dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, preparamos uma programação destinada para os +Novos e Famílias, com o teatro “Livres de voar” às 10h30. Participa!

Como será estar preso ou sentir-se aprisionado? Serão reais apenas as grades da prisão, da jaula ou da gaiola? O confinamento será menos real se for o do medo, o da hipocrisia, o da solidão, o do exílio ou o da discriminação? O que é o Bem e o que é o Mal? O que é Verdade e o que é Mentira?
Enrola-se e desenrola-se a História dentro de histórias; de estórias nasce esta fábula para todas as idades, e nela crescem e esvoaçam segredos e medos. As serpentes, diz-se, podem usar os seus poderes para fazer o Bem, para salvar, para curar; ou podem escolher fazer o Mal: torturando, devorando, envenenando. Já agora, sabem que “al-jubb” é uma palavra de origem árabe que pode significar poço, cisterna, caverna, lugar escuro, masmorra ou prisão? Parece que as serpentes gostam destes locais para viver…
Uma alegoria cómica e mordaz, contada por personagens que conhecem o valor da liberdade e dos direitos humanos, que nos ajudam a reflectir sobre os limites e as possibilidades de um legado de justiça, de entendimento mútuo e de coexistência pacífica.

🕐Duração aprox. 50min.

📍 Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
DUAS PEÇAS EM ESTADO NOVO inclui Uma Reputação, da autoria da dramaturga britânica Susannah Finzi, seguida de Partida ou a Mulher sem Medo, de Armando Nascimento Rosa.
18 a 20 de Outubro de 2024
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de setembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
28 de Setembro de 2024 - 10h30
Inauguração da exposição “POMAR – Ó Liberdade chamei-te”
Uma co-produção Museu do Aljube Resistência e Liberdade e o Atelier-Museu Júlio Pomar.
25 de Setembro de 2024 - 16h00
Leia Mulheres sobre Tânia Ganho
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada à autora Tânia Ganho.
22 de Setembro de 2024 - 15h00