Livres de Voar

Livres de voar

4 de Junho de 2023 - 10h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

No âmbito das comemorações do dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, preparamos uma programação destinada para os +Novos e Famílias, com o teatro “Livres de voar” às 10h30. Participa!

Como será estar preso ou sentir-se aprisionado? Serão reais apenas as grades da prisão, da jaula ou da gaiola? O confinamento será menos real se for o do medo, o da hipocrisia, o da solidão, o do exílio ou o da discriminação? O que é o Bem e o que é o Mal? O que é Verdade e o que é Mentira?
Enrola-se e desenrola-se a História dentro de histórias; de estórias nasce esta fábula para todas as idades, e nela crescem e esvoaçam segredos e medos. As serpentes, diz-se, podem usar os seus poderes para fazer o Bem, para salvar, para curar; ou podem escolher fazer o Mal: torturando, devorando, envenenando. Já agora, sabem que “al-jubb” é uma palavra de origem árabe que pode significar poço, cisterna, caverna, lugar escuro, masmorra ou prisão? Parece que as serpentes gostam destes locais para viver…
Uma alegoria cómica e mordaz, contada por personagens que conhecem o valor da liberdade e dos direitos humanos, que nos ajudam a reflectir sobre os limites e as possibilidades de um legado de justiça, de entendimento mútuo e de coexistência pacífica.

🕐Duração aprox. 50min.

📍 Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
II Congresso de História Pública em Portugal
O objetivo do II Congresso de História Pública em Portugal: Usos do Passado nos 50 Anos da Revolução dos Cravos é analisar a evolução dos usos do passado desde 1974, destacando o que se oculta e desoculta na esfera pública.
6 a 7 de Junho de 2024
Universidade sem Exames
O grupo Universidade sem Exames resolveu tomar a iniciativa de criar um programa de ensino não académico, inicialmente com filosofia e economia (em Outubro haverá História), no sentido de dar alguns instrumentos de conhecimento e pensamento crítico, necessários a todos nós, neste momento de panorama político tão complexo.
31 de Maio de 2024 - 15h00