O Cinema por Dentro | Formação de Professores

18 a 25 de Junho de 2022
Museu do Aljube

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade acolhe o Projeto Educativo Apordoc e Os Filhos de Lumière para promover uma oficina gratuita de formação de professores, educadores e mediadores culturais “O Cinema por Dentro”, nos dias 18 e 25 de junho.

Composta por 2 Sessões = 6 horas

18 JUN – SÁB, 14h-17h | Encontro com os professores
25 JUN – SÁB, 10h-13h | Projeção de filmes

“Workshop de sensibilização à linguagem e matéria do cinema, a partir da visualização, análise e discussão de filmes, do ponto de vista da criação cinematográfica. Destina-se, principalmente, a professores do ensino básico e secundário, professores bibliotecários, mediadores e formadores culturais, ou outras pessoas interessadas.”

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30
Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”
A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.
22 de Novembro de 2022 - 18h00