Apresentação do livro “Rua de Miguel Pais – A génese do operariado no Barreiro”
Acolhemos a apresentação do livro “Rua de Miguel Pais – A génese do operariado no Barreiro”, da autoria de António Camarão e Isabel do Carmo, com a participação dos autores e de Rita Rato, diretora do Museu do Aljube.
A obra constitui um importante contributo para a compreensão das origens do operariado barreirense e da formação social e industrial do concelho.
Através da história da Rua Miguel Pais — eixo central de uma comunidade profundamente marcada pela atividade fabril e pela solidariedade entre trabalhadores — os autores recuperam memórias e vivências que ajudaram a construir a identidade do Barreiro.
“As vozes que vamos ouvir nesta publicação relatam histórias da Rua Miguel Pais, uma das artérias principais do Barreiro e da qual irradiou o crescimento urbano, tornando a cidade num marco indelével do crescimento do operariado e de lutas de resistência ao regime fascista, como se poderá ler através das memórias aqui narradas.
As memórias aqui recolhidas, através da técnica da entrevista, dão corpo à História Oral, pois estas narrativas da vivência humana permitem a produção de conhecimento científico por todos aqueles que se interessam pela História em geral e pela História Local, em particular.”
Arlete Cruz