Formação de professores e educadores

Democracia, porque sim!

A Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos está na nossa origem, na nossa identidade e na nossa prática quotidiana. Por tudo isto, decidimos lançar o convite para que nos ajudem a pensar e explicar o que devia ser óbvio: a educação e a cultura serão sempre a melhor resposta.

No ciclo de formações deste ano, temos como moderadora das conversas Joana Simões Piedade.

INSCRIÇÕES

PARA EFEITO DE CREDITAÇÃO, AS INSCRIÇÕES TÊM DE SER FEITAS ATÉ ÀS 13H DO DIA ANTERIOR À FORMAÇÃO

26 JAN – QUA, 18H

Escola para os direitos humanos
Com Maria do Céu Pires

23 FEV – QUA, 18H

Escolas para a liberdade e autodeterminação
Com Manuela Ferreira e Marta Ramos

30 MAR – QUA, 18H

Escolas antirracistas
Com Bruno Sena Martins

20 ABR – QUA, 18H

Escolas para a criatividade
Com Paulo Pires do Vale

25 MAI – QUA, 18H

Escolas para a liberdade de expressão. Censura, fake news e discurso de ódio
Com Paulo Pena

29 JUN – QUA, 18H

Escolas para o século XXI

Com David Rodrigues

Biografia

Joana Simões Piedade é licenciada em Direito, trabalhou como jornalista temáticas relacionadas com os direitos humanos, particularmente sobre migrações forçadas e foi voluntária em campos de refugiados. É Mestre em “Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo” pela FCSH/NOVA, onde realizou o projeto de investigação e intervenção educativa: “O lugar da Escola na produção e reprodução de racismo e no seu combate” em conjunto com comunidades escolares com significativa população de jovens migrantes e afrodescendentes. Desde 2017 trabalha como mediadora educativa e cultural em escolas e nos serviços educativos do Museu Calouste Gulbenkian e Centro de Arte Moderna, desenvolvendo projetos interdisciplinares que relacionam direitos humanos, cidadania, arte e ativismo. Tem também criado e orientado ações de formação para Professores, educadores e não-docentes nas áreas da educação para a cidadania, direitos humanos, interculturalidade, igualdade de género, justiça social e relações entre escola e sociedade.

Outros testemunhos