Manuel Pedroso Marques
Biografia
Manuel Pedroso Marques nasceu a 1 de agosto de 1935 em Lisboa. Fez o curso de Administração Militar na Academia Militar. Depois de participar, como capitão, na “Revolta de Beja”, decorrida na noite de 31 de dezembro de 1961, entra na clandestinidade. Pede asilo à Embaixada do Brasil, em Lisboa, e ali permanecerá cerca de três anos.
Expulso do Exército, é julgado à revelia e condenado a três anos de prisão. Parte, a “salto”, para França, onde pediu asilo político e obtém um salvo-conduto para o Brasil, onde se junta à mulher e à filha de cinco anos. Serão, no total, 12 anos no exílio. Em Paris foi instrutor de código e trabalhou no Centre de Formation des Journalistes. No Brasil trabalhou em gestão e em edição. Foi editor da Enciclopédia Delta Larousse.
Foi ainda um dos fundadores da Ação Socialista Portuguesa (ASP) em 1964. Regressa a Portugal em setembro de 1974. Foi adjunto do ministro Coreia Jesuíno no Ministério da Comunicação Social. Reintegrado no Exército como major, chefiou o Gabinete de Dinamização do Exército. Ainda em 1975 é nomeado Presidente do Conselho de Administração da RTP e seria, mais tarde, assessor militar do primeiro-ministro Mário Soares. Foi diretor da Agência Lusa, da empresa do Diário Notícias e da Capital e de editoras como a Bertrand e a Difel. Escreveu artigos sobre problemas políticos e culturais em diversas publicações e publicou várias obras no campo do ensaio político ou da história.