Programação

António Paulo e grupo de camponesas que participaram na luta pelas 8 horas de trabalho no Alentejo
António Paulo e mulheres da Ribeira do Sado que estiveram na luta pelas 8 horas nos campos do Alentejo são os protagonistas do próximo encontro de Vidas na Resistência. A ouvir os seus testemunhos terão jovens estudantes do ensino secundário e do ensino superior – num tema que tem tudo a ver com o futuro das […]
5 de Dezembro de 2018 - 16h00
“Itinerários de Amílcar Cabral”, de Ana Maria Cabral, Filinto Elísio e Márcia Souto (org.) e “Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena: a Outra Face do Homem”, de Iva Cabral, Filinto Elísio e Márcia Souto (org.)
Dois livros de memórias íntimas de Amílcar Cabral trocadas com a família, um com cartas e outro com postais de viagens, para recordarmos o líder histórico da independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde. Itinerários de Amílcar Cabral Rosa de Porcelana Editora, 2018 Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena: a Outra Face do Homem Rosa […]
11 de Dezembro de 2018 - 18h30
Mário Ruivo
Evocação do homem e da obra, com Guilherme d´Oliveira Martins, Maria Eduarda Gonçalves e Alfredo Caldeira. Mostra bio-bibliográfica.
12 de Dezembro de 2018 - 18h30
Visita Orientada com Luís Farinha
O Museu do Aljube promove, mensalmente, Visitas Orientadas à sua Exposição Permanente e à Exposição Temporária Tarrafal Nunca Mais!, dirigidas a toda a comunidade, mediante inscrições prévias, através do Serviço Educativo do Museu.   Imagem: Vista da Exposição Permanente do Museu do Aljube, “Copiadores”. @ José Frade.
15 de Dezembro de 2018 - 15h00
Visita Orientada com Judite Álvares
O Museu do Aljube promove, mensalmente, Visitas Orientadas à sua Exposição Permanente e à Exposição Temporária Tarrafal Nunca Mais!, dirigidas a toda a comunidade, mediante inscrições prévias, através do Serviço Educativo do Museu.   Imagem: Visita Orientada ao Museu do Aljube, com Judite Ávares, Abril de 2018.
17 de Novembro de 2018 - 15h00
escavação − instalação em dança, de Sofia Ó
22 novembro − quinta, 17h-19h 24 novembro − sábado, 16h-18h Piso 0 do Museu do Aljube   É uma exploração do espaço subterrâneo do Museu (prisão) do Aljube, num estar em permanência do corpo que se interroga sobre se o passado já foi ou se estamos a vivê-lo agora. Nas galerias do Aljube, ao passar… […]
22 a 24 de Novembro de 2018
Manuela Bernardino
Prossegue o Ciclo Vidas Resistência no Museu do Aljube.  Dia 14 de novembro, às 16h00, com Manuela Bernardino, uma oportunidade para conhecer e reconhecer o valor da luta contra a ditadura e pela liberdade. Conversa conduzida por Ana Aranha   Imagem: Manuela Bernardino. Ciclo Vidas Prisionáveis. Comissão Nacional Socorro aos Presos Políticos. Auditório do Museu […]
14 de Novembro de 2018 - 16h00
Esquerdas radicais ibéricas, processo revolucionário e transição democrática – ruptura e consenso. Perspectivas comparadas.
Esquerdas radicais ibéricas - Nos anos 70 do século passado, quando findaram as ditaduras ibéricas, a constelação de pequenas organizações que se situavam à esquerda dos partidos comunistas congregaram inteligências e vontades de uma geração nascida do segundo pós-guerra, em tempos de guerra fria e do desenvolvimento do capitalismo e da sociedade de consumo. Iberian radical left - In the 1970s, when the Iberian dictatorships were over, the constellation of small organizations to the left of the communist parties brought together the intelligence and wills of a generation born in the second post-war, in times of cold war and the development of capitalism and consumer society. Las izquierdas radicales ibéricas - En los años 70 del siglo pasado, cuando terminaron las dictaduras ibéricas, la constelación de pequeñas organizaciones que se situaban a la izquierda de los partidos comunistas congregaron inteligencias y voluntades de una generación nacida de la segunda posguerra, en tiempos de guerra fría y del desarrollo del capitalismo y de la sociedad de consumo.
22 a 23 de Novembro de 2018
Revista “O Pelourinho – Boletín de Relaciones Tranfronterizas, Nº 22, Exílio, Emigração e Repressão na Raia Luso-Espanhola”. Moisés Cayetano Rosado (Dir.)
Os ditadores ibéricos – Salazar e Franco –, entenderam-se de forma perfeita sobre a forma de reprimir os inimigos das suas ditaduras que buscavam do outro lado da fronteira amparo e guarida. O PELOURINHO é uma revista que faz jus à memória dessa relação iníqua contra os defensores da liberdade e da paz.
13 de Novembro de 2018 - 18h30