Mulheres com cestos à cabeça numa avenida de Lisboa. 1955. Centro Português de Fotografia.

“Elas tiveram medo e foram e não foram”

2 a 30 de Outubro de 2021
Auditório do Museu do Aljube

No âmbito da programação paralela da exposição temporária “MULHERES E RESISTÊNCIA – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas” recebemos mulheres resistentes antifascistas para um ciclo de conversas em torno das experiências de resistência à ditadura e da luta pelos direitos das mulheres, ainda tão necessária e atual nos dias de hoje.

A entrada gratuita sujeita a inscrição para o e-mail: inscricoes@museudoaljube.pt
Sujeita a lotação da sala.

15:30 | Auditório

18 setembro

Helena Neves, Helena Pato, Maria Machado, Sara Amâncio;

2 outubro

Faustina Barradas e Hermínia Vicente;

16 outubro

Diana Andringa, Isabel do Carmo, Aurora Rodrigues;

30 outubro

Conceição Matos, Manuela Bernardino, Eulália Miranda.

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00