Mulheres com cestos à cabeça numa avenida de Lisboa. 1955. Centro Português de Fotografia.

“Elas tiveram medo e foram e não foram”

2 a 30 de Outubro de 2021
Auditório do Museu do Aljube

No âmbito da programação paralela da exposição temporária “MULHERES E RESISTÊNCIA – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas” recebemos mulheres resistentes antifascistas para um ciclo de conversas em torno das experiências de resistência à ditadura e da luta pelos direitos das mulheres, ainda tão necessária e atual nos dias de hoje.

A entrada gratuita sujeita a inscrição para o e-mail: inscricoes@museudoaljube.pt
Sujeita a lotação da sala.

15:30 | Auditório

18 setembro

Helena Neves, Helena Pato, Maria Machado, Sara Amâncio;

2 outubro

Faustina Barradas e Hermínia Vicente;

16 outubro

Diana Andringa, Isabel do Carmo, Aurora Rodrigues;

30 outubro

Conceição Matos, Manuela Bernardino, Eulália Miranda.

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00