"Mulheres e Resistência — «Novas Cartas Portuguesas» e outras lutas"

16 MAR – QUI,18H30
Livro que resulta da exposição que esteve patente no Museu do Aljube que guarda e prolonga, com novos elementos, o registo desta homenagem a todas as mulheres que lutaram.
Mais informações

Terra (In)submissa

23 FEV 2023 — 31 MAR 2023
Uma vídeo-instalação que reflete sobre a ideia de liberdade e resistência. Uma obra de Kiluanji Kia Henda e Bruno Moraes Cabral sobre a privação de liberdade mais extrema da época colonial e, ao mesmo tempo, a ficção como o derradeiro espaço de resistência.
Mais informações

Concurso de Ilustração

1 NOV 2022 — 28 FEV 2023
O Museu do Aljube lança um desafio a todos os que através da ilustração expressam a sua criatividade. Participa no nosso primeiro concurso de ilustração com o tema «Revolução» e celebra connosco os 50 anos do 25 de Abril!
Mais informações

Concurso de Contos

14 ABR — 31 DEZ 2023
Está aberta a V edição do Concurso de Contos do Museu do Aljube Resistência e Liberdade, sob o tema «Resistências». Convidamos à escrita, a explorar o universo de tempos mais distantes ou mais próximos, onde histórias de coragem e solidariedade continua a ter uma imensa atualidade.
Mais informações

Arquivo Digital

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade disponibiliza on-line parte do seu arquivo, designadamente os documentos dos três fundos que, nesta primeira fase, se encontram digitalizados – fundo Oliveira Pio; fundo Lino Bicari e fundo Biblioteca-Museu República e Resistência.
MAIS INFORMAÇÕES

FICARAM PELO CAMINHO 1926 — 1974

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade procura evocar e homenagear todos os resistentes. Neste espaço merecem particular destaque as vítimas mortais da Ditadura Militar e do Estado Novo entre 1926 e 1974. Aqui se disponibiliza as biografias e a história destas pessoas mostrando, quando possível, os seus rostos.
Mais Informações

Do anticolonialismo ao antirracismo

À VENDA NA LOJA DO MUSEU
O Museu do Aljube Resistência e Liberdade publicou três roteiros em Lisboa para explorar e descobrir os percursos trilhados pela luta anticolonial e antirracista.
Mais informações
Exposição de longa duração
A exposição de longa duração do Museu apresenta aos visitantes no piso -1 uma mostra arqueológica com vestígios encontrados aqui. No piso 0, o memorial de homenagem aos presos políticos e a história do edifício; no piso 1, a caracterização do regime ditatorial português (1926-1974), os seus meios de repressão e opressão (a Censura, as polícias e os tribunais políticos). No piso 2, a resistência das oposições (semi-legais e clandestinas), a prisão, a tortura, os curros de isolamento. No piso 3, a luta anticolonial e os movimentos independentistas de libertação, o derrube da ditadura e o 25 de Abril de 1974.
Todo o ano
Terra (In)submissa
Uma vídeo-instalação que reflete sobre a ideia de liberdade e resistência. Uma obra de Kiluanji Kia Henda e Bruno Moraes Cabral sobre a privação de liberdade mais extrema da época colonial e, ao mesmo tempo, a ficção como o derradeiro espaço de resistência.
23 de Fevereiro a 31 de Março de 2023
REVOLUÇÕES: Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)
Revoluções de Uliano Lucas é a história de uma viagem feita de várias viagens. com curadoria de Elisa Alberani, Miguel Cardina e Vincenzo Russo.
13 de Abril a 30 de Setembro de 2023

Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Dedicado à história e à memória do combate à ditadura e ao reconhecimento da resistência em prol da liberdade e da democracia.
É um sítio musealizado e um museu histórico que pretende preencher uma lacuna no tecido museológico português, projetando a valorização da memória de luta contra a ditadura na construção de uma cidadania esclarecida e responsável e assumindo a luta contra o silenciamento desculpabilizante, e muitas vezes cúmplice, do regime ditatorial que dirigiu o país entre 1926 e 1974.
Saiba mais sobre o Museu
REVOLUÇÕES: Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)
Inauguração da exposição e apresentação do livro “Revoluções” de Uliano Lucas. Com curadoria de Elisa Alberani, Miguel Cardina e Vincenzo Russo.
13 de Abril de 2023 – 16h00
Projeto Centro de Documentação do Tarrafal
Acolhemos a apresentação do projeto do “CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO TARRAFAL”, dia 30 de março, pelas 17h.
30 de Março de 2023 – 17h00
Formação de professores: Revolução, História e Memória
Formação de professores por Francisco Barão Ruivo.
25 de Março de 2023 – 10h00
O Museu do Aljube recolhe memórias testemunhais de resistentes e de ex-presos políticos que passaram pelas cadeias da PIDE, bem como dos seus familiares e da restante comunidade que viveu o período ditatorial, como forma de memorialização das experiências de opressão, de luta e de resistência pela Liberdade e pela Democracia.
Conte-nos a sua história

EducAljube

Visitas Orientadas
São direcionadas a todos os tipos de público (escolar/não escolar).O agendamento faz-se em função da solicitação, em todos os dias da semana, de segunda a sexta feira e as visitas decorrem de terça a domingo.
Projetos e Atividades
Manter a proximidade e continuidade de trabalho com escolas e outras instituições é um dos grandes objetivos do Serviço Educativo, pelo que se promovem e acolhem-se projetos diversos.
Formações
A Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos está na nossa origem, na nossa identidade e na nossa prática quotidiana. A todos desafiamos à reflexão crítica e à abordagem da memória enquanto património cultural e construção de identidade comum.
Prisão de Álvaro Cunhal, Militão Ribeiro e Sofia Ferreira
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
25 de Março de 2023
Dia Nacional do Estudante
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
23 de Março de 2023
Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
21 de Março de 2023